Verdadeiro Olhar

Lousada: Câmara transfere 850 mil euros em competências para as Juntas de Freguesia

Foto: Câmara de Lousada

 A Câmara Municipal de Lousada disponibiliza uma verba de “850 mil euros” para as Juntas de Freguesia, uma medida integrada na transferência e delegação de competências, avança o município.

O montante vai servir para fazer face a despesas que incluem “a gestão e manutenção de zonas verdes, limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público”, sendo que para estas intervenções estão destinados “mais de 708 mil euros”.

Para a realização de” pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, o valor ascende a 72 mil euros, e para obras e melhoramento na rede viária, são mais de 70 mil euros”, especifica a edilidade.  

Apenas ficam excluídas destas transferências “as estradas nacionais e uma área de circunscrição territorial no centro da Vila de Lousada”.

Diz a autarquia que, estes valores foram aferidos após um processo de negociação, que envolveu um trabalho conjunto entre a autarquia e as Juntas de Freguesia, e que depois foram aprovados em Assembleia Municipal.

Com esta verba, “as seis uniões e as nove freguesias existentes podem garantir a execução destas competências de forma célere, eficaz e eficiente”, sublinha a Câmara.

Autarquia dá verba para aquisição de viaturas para transporte escolar

O município de Lousada vai ainda disponibilizar um apoio financeiro para as freguesias para a aquisição de viaturas de transporte escolar, para substituição de veículos existentes ou reforço de frota. 

Assim, as Juntas vão ter ao seu dispor cinco mil euros, para carrinhas de nove lugares com motor de combustão, ou até 18 mil, no caso de viaturas elétricas de passageiros, de 20 lugares.  

Refere a edilidade que, esta medida pretende apoiar as famílias, melhorando “as respostas através de soluções de proximidade, cada vez mais ajustadas às realidades locais”, ao mesmo tempo que incita à utilização do transporte público.