Verdadeiro Olhar

Lousada: Câmara e GNR prometem punir quem anda a fazer descargas poluentes no Rio Sousa

Tem sido feitas descargas poluentes no Rio Sousa, em Lousada, e os prevaricadores vão ser punidos. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Lousada, na última Assembleia Municipal. Pedro Machado adiantou que há suspeitas que seja uma unidade industrial do município, mas esta desconfiança carece de “provas”. Quando o SEPNA, Serviço de Protecção da Natureza, afecto à GNR, as tiver, vai actuar e “punir os prevaricadores”, avisou.

O assunto foi trazido à reunião magna pela ‘Acreditar Lousada’, a coligação PSD/CDS, que inquiriu o autarca sobre esta situação que tem sido recorrente. Aliás, “nos últimos nove meses foram feitas quatro descargas”, de “cor cinzenta”, no Rio Sousa, antevendo-se que sejam “resíduos poluentes”. Leonel Vieira especificou que a última foi feita no dia “10 de Abril”.

Pedro Machado disse estar a par do caso e relembrou outras situações que resultaram na morte de peixes e onde se veio a identificar uma unidade industrial. Agora, o edil avisa que as entidades fiscalizadoras e a autarquia também vão conseguir identificar a fonte de contaminação e quando forem reunidas todas as provas, as entidades competentes vão actuar em conformidade.