A Câmara de Lousada vai avançar com a construção de um novo mercado municipal. O terreno, mesmo no centro da vila, já foi adquirido e a autarquia vai fazer uma candidatura para que o projecto seja apoiado por fundos comunitários.
Pedro Machado adianta que “a ideia é fazer um investimento de raiz e criar um espaço que seja factor de atractividade no concelho, a exemplo do que está a acontecer com o Centro Interpretativo do Românico”. “Queremos apostar aqui num projecto de arquitectura arrojado e que seja capaz de suscitar o interesse e a curiosidade das pessoas além de dar mais condições para que os comerciantes possam desenvolver a sua actividade”, acrescentou o presidente da Câmara.
O autarca lembrou que o objectivo inicial era recuperar o antigo mercado que, pela antiguidade, já necessitava de intervenção, mas que surgiu a oportunidade de lançar um edifício de raiz.
“As negociações terminaram na última semana e adquirimos um terreno com 2.900 metros quadrados, aqui junto à câmara e ao pelourinho, com uma centralidade invejável”, salientou. O investimento municipal só no terreno é de 450 mil euros. Já o custo do novo edifício do mercado ainda não está previsto.
O projecto será preparado este ano para avançar, assim que possível, a candidatura a fundos comunitários. Há uma certeza: “será um espaço moderno, requalificado e atractivo”.
No antigo mercado está em estudo a instalação de uma incubadora de empresas. “Haverá necessidade de pensar o que fazer com o espaço actual, que é central e deve manter alguma dinâmica. Haverá possibilidade de converter aquele espaço numa incubadora de empresas. Isso ainda está em aberto, mas é uma possibilidade”, refere Pedro Machado.