Face ao sucesso do projecto Plantar Lousada, iniciado em 2016, a Câmara Municipal de Lousada anunciou que tem uma nova meta: a plantação de 100 mil árvores no concelho até ao final de 2023.
Até agora, no âmbito deste projecto, “estão já no terreno mais de 65 mil árvores, plantadas com a ajuda de 6.200 voluntários”.
“Com este esforço colaborativo, mais de 45 hectares de terreno foram já restaurados. Adicionalmente, a autarquia já ofereceu quase 30 mil árvores para projectos de recuperação ambiental em todo o país”, adianta nota de imprensa.
A Câmara de Lousada destaca que este projecto tem objectivos ecológicos, mas também pedagógicos e sociais. “Ecologicamente, pretende-se que o território seja mais natural, com ecossistemas mais biodiversos e funcionais, dando-se maior expressão às espécies nativas. Por outro lado, cada plantação é um momento de (in)formação e partilha, contribuindo-se para a literacia ambiental e científica da comunidade, e fomentando-se o envolvimento de todos – pessoas e entidades públicas e privadas – na missão ambiental”, defende o município.