A Câmara de Lousada adquiriu 120 computadores portáteis para ceder aos alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho que não tenham acesso a este recurso nesta altura em que se privilegia o ensino à distância. “Os moldes e critérios para a selecção dos alunos foram da responsabilidade dos agrupamentos que melhor conhecem as realidades da comunidade”, explica a autarquia. O investimento municipal rondou os 40 mil euros.
A Câmara deu ainda vales para pequenas reparações de equipamentos usados.
“Foram já entregues pelos agrupamentos de escolas 120 vales no valor de 30 euros, destinados a alunos que têm escalão A e B, para fazer face a despesas que resultem de reparação de computadores, em que se inclui a mão-de-obra e peças como a webcam, bem como a formatação”, adianta nota de imprensa. Citado, o vereador da Educação, António Augusto, avança que “a medida poderá ser reforçada se houver necessidade”.
A acção contou com a colaboração com os agrupamentos de escolas e lojas de informática, e também de muitos particulares e empresas que disponibilizaram máquinas, embora muitas delas obsoletas, mas que, com pequenas reparações e formatação são ainda capazes de cumprir esta missão de emergência.
Os Agrupamentos de Escolas também desmontaram as suas salas de informática para cederem os computadores.