A Lipor, a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável dos Resíduos do Grande Porto, anunciou que completou a liquidação do Empréstimo contraído no Banco Europeu de Investimentos (BEI) no ano de 1997.
O empréstimo de 138,3 milhões de euros tinha um prazo de 27 anos, e destinava-se à construção das infraestruturas de Ermesinde/Baguim do Monte, as Centrais de Valorização Orgânica e o Centro de Triagem. Na Maia, a verba foi direcionada para a Central de Valorização Energética.
O empréstimo do BEI for totalmente garantido pela própria Lipor e pelos municípios seus associados, onde se inclui Valongo, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
O serviço da dívida (amortização e Juros), no montante de 231,9 milhões de euros, também foi liquidado pela Lipor através das suas receitas próprias.
Em comunicado, a associação destaca a situação de económica em que se encontra e revela que já está a “planear novos e vultosos investimentos”, para o período entre 2024 e 2030.
“A eliminação do passivo bancário possibilita agora à LIPOR e aos municípios associados uma maior flexibilidade financeira para co-financiar os projetos previstos no Plano Estratégico para o período 2024-2030, estimados em 290.121.811 euros”, concluiu a nota.