A Lipor, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, vai realizar acções de formação para um oceano mais sustentável a partir de 18 de Maio.
Contarão com a participação de formadores da Lipor e do Oceanário de Lisboa.
Segundo a Lipor, as acções serão desenvolvidas no âmbito do projecto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, em parceria com o IPDJ e ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1.
Os objectivos são “compreender a importância do oceano e as consequências das alterações climáticas e do lixo marinho; disponibilizar ferramentas que contribuam para a mudança de comportamentos a nível ambiental; esclarecer a importância da prevenção e da reciclagem dos resíduos como contributo ao combate do lixo marinho”.
As acções são direccionadas a técnicos e decisores políticos dos oito municípios da Lipor, profissionais do mar (pescadores, vendedores das lotas, operadores turísticos, operadores dos concessionários de praia), membros de organizações com interesse na preservação do oceano, agentes educativos, bem como à população em geral. “As formações são gratuitas para formandos que residam ou exerçam a sua actividade profissional nos oito municípios da Lipor”, refere a entidade.