A Lipor vai instalar no Pólo de Ermesinde – Baguim do Monte “a maior” Linha de Triagem Automática de Embalagens da Península Ibérica.
Terá “uma capacidade nominal mínima de oito toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade anual entre 14 600 toneladas, num turno, e 29 200 toneladas, em dois turnos (260 dias/ano, 7h/turno), dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030”, refere a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
O projecto está orçado em cerca de seis milhões de euros e vai “permitir uma maior capacidade de processamento, assegurando ainda uma melhor qualidade, eficiência e inovação, com a inclusão das mais recentes tecnologias no âmbito da triagem de resíduos, garantindo uma alta qualidade do produto acabado e uma redução dos rejeitados do processo”, informa a Lipor. Permitirá ainda a implementação de tecnologias de digitalização, para que possa ser feita, em tempo real, uma monitorização de todo o processo produtivo.
A apresentação do projecto aconteceu hoje. José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor, referiu que este investimento tem “como enfoque a optimização e reforço das infra-estruturas de triagem multimaterial, com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, e constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e objecivos de Portugal perante a União Europeia”.
Recorde-se que a Lipor trata, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes.