A Junta de Freguesia de Ermesinde está a promover um projecto designado “Acção | Be.Acção – Rua Sem Beatas”, com o objectivo de acabar com as beatas na cidade.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, destacou que o projecto está em vigor já numa rua da cidade, mas é intenção alargar esta prática a outras artérias.
“O habitual gesto de atirar a beata para o chão, sarjetas ou jardins, por parte de alguns consumidores de tabaco é uma problemática recorrente que a nossa cidade atravessa diariamente. E na edição de 2019 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos | EWWR, com o tema ‘Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos!’, a Junta da Freguesia de Ermesinde deu o primeiro passo, para a sensibilização desta problemática, iniciando-a junto dos espaços comerciais, na Rua Simões Lopes, informando sobre a necessidade de disponibilização de equipamentos no exterior, dos seus estabelecimentos, para deposição de beatas por parte dos seus clientes e entregando um dístico a cada estabelecimento, que simbolicamente marcou o seu compromisso nesta luta e definiu o referido arruamento como a 1.ª Rua Sem Beatas”, disse, sustentando que este é um processo gradual que envolve a comunidade e uma mudança de comportamentos.
“Gostava que as pessoas colaborassem, fossem sensíveis a este apelo, pois é o ambiente, que está em causa e também a saúde pública” revelou.
João Morgado assumiu que o projecto tem, também, como meta permitir que os munícipes possam usufruir das vias e outros espaços públicos sem as habituais beatas.
O autarca referiu mesmo que a Junta de Freguesia vai avançar coma realização de uma campanha no sentido de alertar as pessoas para esta realidade e disponibilizar-lhes alternativas, nomeadamente a colocação de cinzeiros, ou outras, de forma a que quem fuma não atire as beatas para o chão e as coloque no sítio certo.