A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos está preocupada com o possível aumento do tráfego na vila quando avançar o “futuro nó” do IC35 na localidade. Teme “situações caóticas” e pede que se pense numa solução, que pode passar pela “construção de uma variante, logo à saída da Barragem do Torrão”.
“Atendendo aos desenvolvimentos do tema IC35, a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos enviou um ofício à IP -Infra-estruturas de Portugal, explicando e dando nota das preocupações relativas ao aumento significativo de tráfego para o futuro nó de Rio de Moinhos. Este, potenciará um maior fluxo de trânsito que vai atravessar o nosso centro cívico, podendo criar situações de trânsito caóticas, sobretudo na Avenida da Vista Alegre, aquando do cruzamento entre duas viaturas pesadas. Pelo exposto, foi solicitado um estudo e uma análise cuidada da situação, que poderá passar pela eventual construção de uma variante, logo à saída da Barragem do Torrão”, avançou, hoje, a Junta de Freguesia, na sua página oficial do Facebook.
Segundo a autarquia local, o documento foi enviado com conhecimento da Câmara Municipal de Penafiel, “a quem foi solicitado que interceda e colabore, junto do poder central, para assegurar uma situação que salvaguarde os interesses de todos”.
A Junta de Rio de Moinhos salienta que “os vários concelhos vizinhos começarão a utilizar este novo nó de ligação, aquando das deslocações para a Área Metropolitana do Porto e/ou para os acessos à Auto-estrada A4, principalmente a zona Sul do concelho do Marco de Canaveses, onde proliferam grandes indústrias ligadas à extração e à transformação do granito”.
De acordo com a mesma fonte, o executivo da Junta de Freguesia de Alpendurada Várzea e Torrão fará alerta idêntico.