Com o objectivo de sensibilizar a comunidade local e o público em geral para a prevenção e luta contra o Cancro da Mama, as Artes Plásticas, nas suas diversas expressões, e a Poesia vão estar de mãos dadas com a Saúde, nesta causa solidária. O evento será constituído por vários momentos.
O primeiro será a palestra “Cicatrizes da Vida”, dedicada à troca de experiências e testemunhos de quem viveu/vive o cancro na primeira pessoa. Maria José Enes vai contar a sua história com final feliz. Descobriu que tinha cancro da mama duas semanas depois de saber que estava grávida. Uma gravidez que levou até ao fim enquanto lutava também pela sua vida. Hoje, o filho está aí para mostrar que “vale a pena lutar e não desistir”. Além da experiência pessoal vão estar presentes profissionais de saúde de várias áreas que informalmente terão a oportunidade de expor a sua realidade na prevenção e combate ao cancro da mama.
O segundo momento será a apresentação do Livro “Mulher – Ser, Sentir e Acontecer”. São palavras no feminino e ilustrações no masculino. Trata-se da compilação de poemas escritos por poetisas para este evento, associados a desenhos dos artistas plásticos/poetas convidados para participarem nesta causa solidária. A receita da venda será entregue na totalidade ao Centro da Mama da Liga dos Amigos do Hospital de S. João. No final, serão inauguradas várias exposições. Uma instalação artística dos pintores Adias Machado e Arnaldo Macedo, uma performance da artista plástica Adriana Henriques; uma exposição de pintura da artista plástica Lídia Moura e uma exposição de fotografia de Mário Sousa. Serão expostos os poemas e desenhos que “dão” voz ao livro: Mulher – Ser, Sentir e Acontecer.