Depois de uma visita ao Centro de Recolha Oficial – Centro Veterinário Municipal, vulgo Canil Municipal de Penafiel, a Juventude Socialista pede urgência no arranque das obras daquela infra-estrutura.
Em comunicado, a JS explica que a visita pretendeu averiguar a forma como o município se preparou, ao longo dos últimos dois anos, para o fim dos abates nos canis municipais, lei que está prestes a entrar em vigor.
“Não obstante de todas as campanhas de sensibilização e incentivos à adopção organizadas pelo município, que devem ser enaltecidas, a JS preocupa-se pelo facto de as infra-estruturas do Canil Municipal permanecerem iguais ao que eram antes da promulgação da lei, em 2016”, explica a estrutura partidária.
A JS defende que o número de celas disponíveis é demasiado baixo para garantir condições condignas aos animais. “Pese embora todo o profissionalismo, esforço e dedicação dos funcionários do CRO-CVM, é indigna a presente situação de se constatar vários animais em celas que são idealmente individuais, bem como a falta de celas em zonas amplas e claramente desaproveitadas”, diz comunicado.
A JS Penafiel pede, por isso, urgência ao município no arranque das obras no canil (e futuro gatil) e que, entretanto, garanta mais camas e mantas para que os cães à guarda do CRO-CVM possam estar melhor acomodados enquanto aguardam adopção.
Recorde-se que, nos últimos dias, a autarquia de Penafiel avançou que o executivo municipal já apresentou projecto de requalificação e ampliação do canil, que aguarda financiamento da administração central e que vai, em breve, apresentar um novo regulamento para esterilização de animais de companhia, com apoios para famílias carenciadas.