Já são conhecidos os projectos vencedores do Concurso Intermunicipal TâmegaSousa Jovem Empreendedor. Os prémios foram entregues na passada sexta-feira, na Escola Secundária de Castelo de Paiva.
Desenvolvida pelas alunas Sara Correia e Ana Maia, do concelho de Felgueiras, a ideia BRL – Three in One foi a grande vencedora. Consiste num kit de maquilhagem compacto “três em um”, composto por batom, rímel e lápis, sendo que os produtos podem ser recarregados. Em ex-equo ficou a ideia Sun2Dry, apresentada pelas alunas Francisca Santos e Antónia Pinto, do concelho de Amarante, que propõe a construção de um sistema de desidratação solar de frutas e legumes, constituído por 95% de materiais reutilizados e utilizando apenas energias renováveis.
Premiada foi ainda a ideia de Leandro Pereira, do concelho de Resende. A Agroturismo consiste na criação de uma unidade de alojamento de turismo no espaço rural que, tal como o nome indica, seria dedicada ao agroturismo, incrementando assim o turismo em zonas rurais de pequena dimensão. Por último, a ideia Aquaponia, desenvolvida pelo aluno João Martins, do concelho do Marco de Canaveses, consiste em facultar informação e apoio aos produtores que adoptem a aquaponia, um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura tradicional com a hidroponia (cultivo de plantas em água). O objectivo é aumentar o número de produtores aquapónicos, influenciando positivamente o setor agrícola e económico.
Este concurso, bem como os concursos municipais, inseriram-se no âmbito do programa de sensibilização e apoio ao empreendedorismo jovem – o TâmegaSousa Jovem Empreendedor –, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios e escolas do território. O programa, que decorreu entre Fevereiro e Junho, contou com a participação de mais de 1.000 alunos do 12.º ano do ensino profissional de cerca 30 escolas da região.