Verdadeiro Olhar

Jovem e sénior da Sobreira venceram concurso Metropolitano Intergeracional “Sabores e Saberes”

Fotografia: Rafael Cavadas Neves

O jovem Rafael Neves e a sénior Bernardina Ferreira, ambos da freguesia da Sobreira, Paredes, arrecadaram o primeiro lugar do concurso Metropolitano Intergeracional “Sabores e Saberes”, cuja final decorreu na Casa da Cultura.

Rafael Neves e Bernardina Ferreira apresentaram um bolo de amêndoa recheado de creme de café, que acabou por ser o mais votado pelo júri.

Sobre o primeiro lugar que a dupla da Sobreira conquistou, Rafael Neves destacou que não estava nada à espera, mas que está ainda a festejar o feito, num concurso que contou  com equipas experientes e cuja incerteza se manteve até ao fim.

“Depois de termos sido seleccionados pelo júri, no sábado, e saído vencedores na Mostra Municipal, estávamos confiantes na obtenção de uma boa prestação na final, mas à medida que esse dia chegou, as certezas foram dando lugar a algumas dúvidas até porque as outras equipas também tinham valor a aplicaram-se ao máximo”, disse, salientando que a freguesia da Sobreira está ainda a viver com entusiasmo este feito e que não se fala de outra coisa.

Fotografia: Rafael Cavadas Neves

Ao Verdadeiro Olhar, o jovem de 19 anos, que frequenta o curso de Pastelaria e Cozinha, na Escola Profissional de Gaia, e que tem arrecado vários prémios em iniciativas realizadas pela autarquia, manifestou, também, que o primeiro lugar obtido no concurso Metropolitano Intergeracional de Sabores e Saberes faz jus ao seu trabalho, abrindo-lhe novas perspectivas para divulgar aquilo que gosta de fazer. A final foi disputada com duplas dos municípios de Vila Nova de Gaia, Santo Tirso e Gondomar.

“Estou grato pela confiança o júri depositou em mim, sei que estes prémios são importantes e além da visibilidade que acabo por ter ajudam-me a divulgar os meus bolos. Neste momento, tenho já encomendas para os meses de Maio, Junho e Julho”, assegurou, salientando que a pastelaria é uma paixão e o seu futuro profissional passa por ter um negócio próprio.

Publicidade

“Verifico que esta é uma área em expansão, na minha turma somos 27 formandos, sendo que há cada vez mais homens a querer enveredar pela pastelaria e existe mercado para os formandos que terminam o curso”, concretizou, reconhecendo que este concurso tem ajudado a potenciar o concelho e a incrementar o convívio entre novos e mais idosos.

Rafael Neves já tinha participado na edição anterior do “Sabores e Saberes”, com uma receita de tarte de maçã.

O concurso consistiu confecção de uma receita doce, que foi antecipadamente preparada pelo par e avaliada por um júri, que apreciou o trabalho dos candidatos e votou na melhor receita.

A Mostra Municipal foi organizada pela Câmara Municipal de Paredes.