O mês de Julho começou com uma notícia muito feliz para o jovem penafidelense Vasco Sousa, que começou a sua formação no Cristelo, na época de 2010/2011. Foi oficializado na equipa sub-17 do F. C. Porto, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, e já treina no Olival.
Até aos cinco anos, viveu em Penafiel, mas os primeiros toques na bola e o gosto pelo futebol surgiram quando estava já a morar em Paredes, através do seu avô. “Ele jogava sempre comigo lá na rua e comecei a dar os primeiros toques e ele incentivou-me a ir para o Cristelo. Sempre me apoiou e levou aos treinos e criou este bichinho dentro de mim”, descreve Vasco Sousa.
O recém-elemento da equipa portista sub-17 conta que foi “muito bem” acolhido logo no primeiro dia de treinos, na terça-feira, o que, aliás, tem sido hábito nas equipas por onde passou. “Sempre tive muita sorte nos colegas de equipa”, sublinha, explicando que, apesar dos primeiros dias serem sempre o “mais complicado” de tudo, sempre o “acolheram bem no grupo”.
“Ele contava-me histórias dele e eu ficava com os olhos em lágrimas porque ouvia muitos amigos dele a falar que ele tinha possibilidades de ter sido um futuro craque. Muitas vezes, ele fala comigo sobre os objectivos que tinha desde pequeno e eu pretendo concretizá-los”, conta.