Pedro Afonso Mendes, de 16 anos, jogador do Paredes Golfe Clube, ficou em primeiro lugar no V Open de Portugal de Pitch & Putt, que decorreu no Campo de Golfe do Aqueduto, em Paredes, durante o fim-de-semana.
“Chegaram à minha beira a dizer que tinha ganho e eu não me estava a acreditar porque ainda faltava a última formação acabar. Fiquei muito contente, é claro”, descreve o jovem paredense, que conquistou pela primeira vez um prémio do género.
Há cerca de 10 anos que joga golfe, por influência dos tios e do pai. Até agora, conta que já venceu um prémio do Drive Tour, uma competição de golfe a nível nacional, e que já tinha participado no ano passado neste torneio, embora não com esta classificação.
Pedro Afonso Mendes revela ao Verdadeiro Olhar que tenta sempre intercalar o golfe com os estudos. Diz que, durante as férias, costuma treinar quase todos os dias, mas que durante o tempo de aulas, são só quatro vezes por semana. Quanto a profissionalizar-se no desporto, o jovem garante que “só mesmo depois de tirar o curso” – que ainda não sabe em qual área vai ser.
Certo é que com esta conquista, Pedro vai subir algumas posições no ranking mundial de Golfe Pitch & Putt, passando do 11.º lugar para o top 5, espera. Além disso, vai poder jogar “vários torneios de extrema importância”.
Pedro Mendes totalizou 103 pancadas (52-51), 5 abaixo do Par 54, vencendo com duas de vantagem sobre o seu companheiro de clube Tomás Ribeiro (53-52) e o russo Stepan Surzhik (55-50), que ficou com o título de vice-campeão no desempate pela última melhor volta.
Em segundo lugar ficou, então o russo Stepan Surzhik e em terceiro, Tomás Ribeiro, também de Paredes.
Primeira vez do Portugal Open em Paredes trouxe centenas a assistir
Foi a primeira vez deste torneio em Paredes e o balanço “é extremamente positivo”, confessa Arménio Santos ao Verdadeiro Olhar, director de campo do Paredes Golfe Clube.
No total, foram 76 jogadores nacionais e internacionais em prova e centenas de pessoas a assistir. Cerca de 100 no primeiro dia, que foi dedicado aos treinos; no sábado, o mau tempo que se fez sentir acabou por trazer menos gente – cerca de 80 pessoas – e levou ao cancelamento de uma das voltas; e o último dia reuniu à volta de 250 pessoas.
Pela primeira vez também, a Rússia esteve representada numa competição internacional de Pitch & Putt. Os dois jogadores foram acompanhados do director de P&P da Federação Russa de Golfe, Denis S. Zherebko, que quer começar a apostar nesta variante, refere em comunicado a Federação Portuguesa de Golfe.
“Tivemos o cuidado de preparar tudo para ser uma competição ao alto nível”, acrescenta Arménio Santos, referindo que permitiram a possibilidade de acompanhar os resultados em directo pela internet e também um quadro no campo com as pontuações para que os jogadores soubessem quem liderava.
A prova é Federação Portuguesa de Golfe e da IPPA – International Pitch & Putt Association.
Classificações:
– Geral
1.º Geral – Pedro Mendes (Paredes GC)
2.º Geral – Stepan Surzhik /Rússia)
3.º Geral – Tomás Ribeiro (Paredes GC)
– Categorias
1.º Júnior – Afonso Moreira (Paredes GC)
1.º Mid-Amateur – José Fernandez (Espanha)
1.º Sénior – Bernabé Alonso (Espanha)
1.ª Senhora – Ekaterina Karaseva (Rússia)
1.º Handicap até 3 – Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas)
1.º Handicap até 10 – Peter Henry (Internacional)
1.º Handicap até 21 – Afonso Barbosa (Espanha)
1.º Handicap até 36 – Anton Gomez (Espanha)