Patrícia Pereira, natural de Penamaior, Paços de Ferreira, apresenta, este sábado, dia 19, pelas 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal, um livro no qual relata, na primeira pessoa, como é lidar com uma doença metabólica rara.
“Viver e Conviver com o desconhecido” é “a história de alguém, que com a ajuda da sua família, e principalmente dos seus pais e dos seus médicos, foi aprendendo a viver com o desconhecido. Todos tivemos medos, mas todos juntos fomos crescendo e aprendendo, e descobrindo todos os dias algo novo sobre esta doença”, afirma a autora, citada em nota de imprensa.
A doença, denominada “acidúria orgânica 3 hidroxi 3 metilglutárica” (3HMG), não é impeditiva de nada, garante. “Não me proíbe em nada de ser quem quero ser. Faz-me sentir estranha, desconfortável, mas não altera a minha vida. ‘Obriga-me’ a ser mais responsável, a cuidar mais de mim, mas no fundo sou uma mulher normal, sou tudo aquilo que quero ser”, conta Patrícia Pereira.
“Resolvi escrever este livro para chamar a atenção de uma doença desconhecida do grande público e ainda desconhecida de alguns sectores da Medicina, embora, no nosso país, haja cada vez mais crianças afectadas por esta doença genética”, explica a jovem, que é natural de Penamaior, mas reside agora na freguesia de Carvalhosa.
A apresentação do livro será feita por Elisa Leão, médica especialista em doenças metabólicas no Hospital de S. João, no Porto, e docente universitária. Estará ainda presente uma equipa médica de especialistas de renome nacional e internacional ligada às doenças de foro metabólico.
A iniciativa insere-se no Ano Municipal da Juventude.