Verdadeiro Olhar

Jovem do Ano 2020: Melhores “marceneiros” do país, Paredes

Foto: DR

Naquela que é a região mais jovem do país, não faltam bons exemplos de conquistas a nível nacional e internacional de jovens de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo.

Este ano abrimos uma excepção e não é um, mas são três os jovens que elegemos entre os muitos que se salientaram, nas mais variadas vertentes. Numa altura em que muitos jovens deixam as artes tradicionais para procurarem profissões mais atractivas, estes formandos do Centro de Formação Profissional das Indústrias e Madeiras do Mobiliário – CFPIMM, em Lordelo escolheram ser marceneiros. Desafiados a participar no 44.º Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal – uma competição que contou com mais de 400 jovens em várias categorias -, foram os grandes vencedores na categoria de Marcenaria, sagrando-se dos melhores “marceneiros” do país.

Os jovens, todos de Paredes, fizeram jus à tradição do concelho na indústria da madeira.

Pedro Cunha, de Sobrosa, conquistou a medalha de ouro e ficou a 11 décimas dos 100 pontos (99,89). Diogo Ribeiro, de Paredes, e Rui Nunes, de Rebordosa, trouxeram a medalha de prata. Por ter conseguido o ouro, Pedro Cunha ficou apurado para representar Portugal na etapa europeia dos Campeonatos das Profissões – o EuroSkills e no Campeonato Mundial das Profissões.

Todos optaram pelas madeiras pelo gosto incutido pelos exemplos familiares. Sabem que o curso que escolheram tem emprego praticamente garantido.

Recorde-se que o Campeonato das Profissões é um encontro onde jovens altamente qualificados que têm a oportunidade de competir entre si mostrando as suas competências em provas que simulam situações reais de trabalho. Portanto, está dado o primeiro passo para serem dos melhores na profissão que escolheram.

Cristiana Silva, Freamunde, Paços de Ferreira, Miss Universo Portugal 2020

Foto: DR

Pelo exemplo de superação, mostrando que mesmo em situações adversas somos nós que fazemos o nosso próprio caminho, destacamos o percurso de Cristiana Silva, jovem natural de Freamunde, Paços de Ferreira.

Se actualmente se considera uma “mulher forte, segura de si, que aprendeu a proteger-se dos comentários não construtivos e a descartar opiniões negativas”, nem sempre foi assim. Na infância e juventude sofreu de bullying, algo que fragilizou o seu amor-próprio e marcou o seu crescimento.

A estudante de Solicitadoria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Porto, pertencente ao Instituto Politécnico do Porto, escolheu esta área porque tem “a esperança de conseguir ajudar os outros, tentar lutar por um mundo mais justo”.

Viu também nos concursos de beleza uma oportunidade para “ter uma voz activa” e inspirar outras meninas ou mulheres que passem por situação idêntica à que atravessou. Em 2020, foi agora indigitada pela Organização Miss Portuguesa como Miss Universo Portugal 2020 e vai representar o país na 69.ª edição do concurso Miss Universo.

André Marques, Lousada, Campeão Mundial de Poker

Foto: DR

Numa história daquelas que nos lembram filmes e nunca o vizinho do lado, André Marques, jovem natural de Meinedo, Lousada, trocou o curso de Engenharia Informática por uma vida como jogador profissional.

Começou a aprender poker na escola e jogava com os amigos por diversão e continuou a jogar como amador quando seguiu para a faculdade apaixonado pela complexidade do jogo que assemelha a um puzzle e que define como “desporto mental”. Acabou por ingressar numa equipa que conta com dois dos melhores jogadores do mundo, seus patronos e mentores, uma espécie de escola de poker.

Acabou por deixar o curso em “stand-by” e há dois anos que se dedica ao poker a tempo inteiro. Foi ganhando alguns torneiros e viajando pelo mundo. Em 2020, foi campeão no “maior campeonato do mundo online”, o World Championship of Online Poker, e conquistou um prémio de 1,15 milhões de dólares (cerca de 985 mil euros).

Para quem se ilude garante que o segredo é o mesmo de qualquer “profissão”: além de sorte, muito trabalho e estudo.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Desportista do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano