Não há ano em que não tenhamos dificuldade em definir quem distinguir nesta categoria. E porquê? Porque são muitos os jovens de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo que dão cartas a nível nacional e internacional, seja na área empresarial, do desporto, do design, da investigação ou a nível artístico.
Entre os muitos jovens que se destacaram em 2017, optamos por salientar o exemplo de Diogo Carvalho, um jovem empresário e empreendedor de Paredes que figura na lista dos 40 Líderes Empresariais do Futuro, um ranking do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, do Expresso e da Exame que tem como objectivo mostrar uma nova geração de talento na área da economia e inspirar outros possíveis empreendedores.
Diogo Carvalho, de 33 anos, é responsável pelos projectos de Estratégia e Operações nos sectores de Tecnologia, Media e Telecomunicações da KPMG, uma empresa de Consultoria, Auditoria e Fiscalidade, e trabalha com clientes como a Altice, a NOS, a KPN ou a Ericsson
A palavra empreendedorismo tem marcado a vida desta jovem. O curso de Economia deu-lhe ferramentas e abriu-lhe horizontes. Mas foi na loja de roupa da mãe que lhe nasceu o bichinho do voluntariado e na experiência como bombeiro voluntário que aprendeu conceitos que lhe haviam de ser essenciais para o futuro profissional como a gestão de tempo, de pessoas ou a capacidade de liderança.
O seu percurso de sucesso no empreendedorismo tem sido reconhecido. A par do empreendedorismo, a aposta na inovação têm-lhe granjeado reconhecimento entre os seus pares de tal forma que jovem criou já uma startup, há cerca de três anos, que deu origem a duas empresas nas quais está envolvido.
David Carvalho, investigador de Penafiel a trabalhar na NASA
David Carvalho trabalha num grupo de previsão/modelação meteorológica e climática da NASA, (alterações climáticas) e estuda o impacto das alterações climáticas no nosso dia-a-dia.
Licenciou-se em Engenharia do Ambiente e Meteorologia e Ocenanografia Física, fazendo ainda um Mestrado em Meteorologia e Ocenanografia Física e um Doutoramento em Física, na Universidade de Aveiro e foi a falta de oportunidades no país que o levou a abraçar o desafio de uma carreira internacional.
“É impossível ficar indiferente ao facto de estarmos a trabalhar num local de referência a nível mundial, lado a lado com os melhores cientistas, desde prémios Nobel a cientistas que ainda há uns meses víamos apenas no Discovery Science, pessoas realmente fora de série. É muito motivador”, assume o jovem. David Carvalho não esconde que o seu sonho passa por regressar a Portugal e, quem sabe, a Penafiel.
Daniel Gonçalves, vencedor do concurso europeu de design do calçado
Nesta categoria distinguimos, ainda, Daniel Gonçalves, um jovem de Paredes que conquistou um prémio europeu na área do design do calçado com a criação de umas botas pretas de pele e material sintético.
A paixão pelo design fê-lo tirar o curso de Design de Produto na ESAD. Presentemente trabalha numa multinacional do calçado e estuda Design do Calçado na Lisbon School of Design. Daniel Gonçalves encarou o prémio que lhe foi conferido no Palácio da Bolsa, no Porto, com um incentivo para continuar a investir numa área com potencial e que nos últimos anos se tem vindo a evidenciar, sendo um dos sectores que mais tem contribuído para a balança comercial nacional.
No futuro, está apostado um criar uma marca própria, com uma linguagem mais jovem e mas que faça, também, o reforço dos sectores do vestuário e da ourivesaria.
Mais um exemplo de um jovem que é já uma promessa a nível nacional.
Conheça os premiados das outras categorias:
Entidade Desportiva/Desportista do Ano