Realizou-se, este domingo, a cerimónia de tomada de posse do comandante dos Bombeiros de Penafiel, José Silva.
De acordo com a corporação, José Silva tem 42 anos, é licenciado em Educação Física e, profissionalmente, é técnico de Emergência Pré-Hospitalar no INEM.
Entrou nos Bombeiros de Penafiel como cadete em 1994 e chegou a adjunto de comando em 2008.
Já em 2019 passou a segundo comandante, tendo assumido, em 2021, com a saída do comandante Francisco Alexandre Alves, a constante em regime de substituição.
“Do seu currículo constam as mais variadíssimas formações relacionadas com actividade dos Bombeiros, desde os incêndios urbanos aos rurais, passando pelo desencarceramento e emergência pré-hospitalar. É ainda formador da Escola Nacional de Bombeiros, nas áreas de tripulante ambulância transporte, suporte básico vida com desfibrilhação automática externa e salvamento rodoviário (vulgo salvamento & desencarceramento)”, referem os Bombeiros.
Está nos Bombeiros de Penafiel há 28 anos. “Dizem as histórias que no passado, ainda criança e no antigo quartel, que fazia parede com a sua casa, tinha que ser colocado em cima dos carros, para aí comer a sopa, sendo os próprios Bombeiros do passado a fazerem essa tarefa, por isso logo desde muito cedo que o sangue de Bombeiro lhe corria no corpo”, acrescentam os Bombeiros.