O comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Morais, é candidato à presidência da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto.
As eleições que vão definir os órgãos sociais da instituição para o triénio 2021/2023 ainda não têm data marcada mas devem decorrer no final de Novembro.
José Morais já comunicou a decisão de renúncia ao cargo de vice-presidente da Liga de Bombeiros Portugueses.
“Candidato-me por imperativo de consciência e pela responsabilidade dos mais de 34 anos nos bombeiros, 20 dos quais como comandante”, escreveu numa missiva enviada às corporações federadas do distrito, entre outros. “Faço-o na convicção de que é possível unir ainda mais o distrito numa lógica inclusiva em que todos, mas todos, são importantes na construção de um caminho colectivo”, acrescenta o comandante.
José Morais defende ainda que “urge revitalizar” o papel “activo e empreendedor” do distrito no contexto nacional. “Far-me-ei acompanhar por uma equipa nova e dinâmica, robustecida pela experiência e irreverente pela juventude”, adianta, salientando que a meta passa por construir “uma Federação inclusiva, renovada, dinâmica e cooperante”.