José Manuel Ribeiro apresenta no sábado a candidatura à presidência da Federação Distrital do PS Porto. Recorde-se que o socialista tinha anunciado a sua intenção em Novembro, dizendo que tem como meta “dar voz ao distrito”.
O lema da candidatura é esse mesmo: “Por uma Federação onde todos têm voz”.
Citado em comunicado, o candidato, autarca em Valongo, defende uma Federação “onde todos os concelhos contem, com uma prática política de proximidade e de respeito por todos os autarcas e militantes, sem excepções” assim como “uma Federação que escute e que dê voz às pessoas e às instituições”; “que reflicta sobre as razões da acção governativa, e que ganhe peso político, para estar na linha da frente do projecto humanista e reformista para Portugal” liderado por António Costa.
José Manuel Ribeiro diz ainda ambicionar “uma nova cultura político-partidária dentro da Federação Distrital do PS Porto, com mais humildade democrática, mais respeito pela riqueza das diferentes visões, reivindicações e opiniões internas”.
A meta do candidato é “envolver os militantes de sempre, as novas gerações e os simpatizantes numa lógica de abertura, de transparência e de rede”, lembrando que “o distrito é constituído por 18 concelhos diferentes – e todos têm uma enorme importância estrutural”.
Terá como mandatário Miguel Carneiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, desde 2013, no Marco de Canaveses, de 32 anos e antigo dirigente da Juventude Socialista. “O Miguel Carneiro simboliza bem o que queremos para a Federação Distrital do PS Porto: o reconhecimento e a valorização de todos, designadamente daqueles que no interior do Distrito, constroem todos os dias comunidades, esperança e futuro, em nome do Partido Socialista, e quase sempre não têm voz nem visibilidade!”, sustenta José Manuel Ribeiro, em comunicado.
Recorde-se que José Manuel Ribeiro terá como opositor o actual presidente da Federação Distrital, Manuel Pizarro, que diz ter o apoio de 15 dos 18 presidentes das comissões políticas concelhias do distrito, assim como de sete presidentes da Câmara, entre eles Pedro Machado, de Lousada.
José Manuel Pereira Ribeiro nasceu no Porto em 1971 e cresceu em Valongo, onde é presidente da Câmara desde 2013. É militante de base do Partido Socialista desde 1995, tendo sido secretário coordenador de secção, presidente de concelhia, membro da Comissão Política e do Secretariado Distrital em vários mandatos, membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional do Partido e também presidente da Federação Distrital do Porto da JS.
A candidatura é apresentada no sábado, na sede da Federação Distrital, na Rua de Santa Isabel n.º 82, no Porto.