O Vale do Tâmega é um destino turístico de excelência para atletas do swimrun. A conclusão foi de uma equipa de resportagem francesa que, recentemente, esteve na região, tendo conhecido os municípios de Penafiel e Marco de Canavezes, como releva, em comunicado, Sérgio Moreira, o director do projecto desportivo.
Assim, os jornalistas Jean Marie e Francois-Xavier Li, da Swimrun France, a convite da organização do Swimrun Tâmega, destacaram “a importância do evento para atrair turistas e atletas internacionais para a região”, tendo ficado supreendidos “com as paisagens e a vegetação, além da variedade de percursos oferecidos”.
Também durante a visita, os jornalistas Jean Marie Swimrun France e Francois-Xavier Li tiveram a oportunidade de conhecer o Swimrun Kids, uma versão adaptada da competição para crianças, entre quatro e 18 anos que também percorrem diversas distâncias através de rios, e trilhos.
Esta prova permite às crianças divertirem-se e desafiarem-se “em um ambiente saudável e seguro”, para além de “promover a prática desportiva” entre os mais novos, “incentivando hábitos saudáveis e uma vida activa desde cedo”, refere a Swimrun Tâmega.
Os jornalistas “elogiaram” esta ideia, destacando “a importância de incentivar a prática desportiva desde a infância”, conta o comunicado.
Durante a visita, os jornalistas foram recebidos por representantes das autarquia dos dois municípios, não deixando de destacar a “gastronomia local, os hotéis termais da região e o turismo rural” da região, conclui Sérgio Moreira, da Swiumrun do Tâmega.