Foram divulgados os projectos vencedores do Fundo Lousada Sustentável, que serão apoiados no próximo ano lectivo.
No primeiro ciclo, conquistou o prémio o projecto “Escola amiga das plantas e dos Agricultores por um ano”, coordenados pelas professoras Manuela Rocha (EB Nespereira) e Filomena Lopes (EB Figueiras). Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projecto “Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar”, coordenado pela professora do Centro Escolar de Macieira Isabel Brochado.
Já no segundo ciclo, venceram os projectos “Escola Sustentável” e “Narrativas de Viagem”, liderados pelas professoras Maria do Céu Belarmino (EB Lousada Centro) e Irene Ferreira (AE Lousada Este). A menção honrosa foi atribuída ao projecto “Recuperação do aquário da entrada da escola”, coordenado pelo professor da EBS Lustosa Hélder Cimodera.
O terceiro ciclo teve como projectos vencedores “Valorização de resíduos – Economia circular” e “Construção de uma estufa”, liderados pelas professoras Ana Isabel Morais (EB Lousada Centro) e Gracinda Almeida (EBS Lustosa).
O tema “Devolver à Terra o que é da Terra”, apresentado a título individual por Rafael Medo, da ES Lousada, recebeu uma menção honrosa.
“Caracterização e valorização das Vinhas do Enforcado do Município de Lousada” e “Lousada Sem Filtros”, das alunas Cláudia Silva (Universidade de Lisboa) e Juliana Pereira (Universidade Aberta), foram os temas vencedores a nível universitário. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao grupo “Os Maioriais”, liderado por Rui Sousa, pelo tema “Lousada Renovável”.
A cerimónia de entrega de prémios será dia 10 de Setembro, pelas 14h00, segundo informa a autarquia.
Os prémios monetários variam entre os 250 e os 1250 euros.
As candidaturas, abertas a estudantes desde o primeiro ano do ensino básico até ao nível de mestrado, no ensino superior (que podem ser ou não residentes em Lousada), decorreram até 9 de Junho.
O júri é constituído por representantes do município, de uma instituição de ensino superior e de uma Organização Não Governamental cujo âmbito de actuação seja a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.
A iniciativa, que tem como finalidade incentivar a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade, realiza-se desde 2016.