“Dar a conhecer exemplos de projetos de desenvolvimento empresarial, de produção local e de turismo rural” foi o objetivo da ministra da Irlanda, com a pasta da Proteção Social e do Desenvolvimento Rural e Comunitário, Heather Humphreys, que esteve em Paredes.
A visita foi realizada no âmbito dos projetos financiados pelo programa EU LEADER, tendo passado pelo Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, em Sobreira, seguiu-se a visita à Quinta da Bela Vista, em Parada de Todeia, tendo o périplo terminado no Campo de Golfe do Aqueduto, em Vila Cova de Carros.
Além de elementos da autarquia local, a comitiva incluiu o embaixador da Irlanda, Ralp Victory, a secretária-geral, Mary Hurley, e os assessores Niall O’Connor e Eamonn McCormack.
Refira-se que, o programa Leader é um espaço onde “agricultores, empresas rurais, organizações locais, autoridades públicas e indivíduos de diferentes sectores se reúnem para formar grupos de ação local, os GAL, que preparam as suas próprias estratégias de desenvolvimento local e gerem os respectivos orçamentos”, refere a Comissão Europeia (CE), no seu site.
Esta abordagem “reforça os laços nas comunidades locais, incentiva a inovação em todos os sectores e facilita a partilha de conhecimentos entre os GAL a nível nacional e da UE”.
Ao longo de 30 anos, esta estratégia tem sido adoptada pelos fundos “Europeu de Desenvolvimento Regional (ERFD), Social Europeu (FSE) e Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) no âmbito do desenvolvimento local mais vasto liderado pela comunidade.
Estes grupos “gerem dezenas de milhares de projetos com benefícios económicos, culturais, sociais e ambientais na Europa rural”, diz ainda a CE.