“Apoiar as pessoas inscritas no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e que queiram criar o seu próprio negócio” é o objectivo da “Empreende XXI”, um projecto que será operacionalizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e que abre candidaturas a partir de 3 de Abril.
A medida “confere financiamento de 85% dos investimentos, sendo 40% desse valor um subsídio não reembolsável e os restantes 45% num empréstimo sem juros. Os restantes 15% serão capitais próprios”, especifica a Moveltex, de Paços de Ferreira e uma das entidades de acompanhamento destes projectos.
“Este financiamento poderá ainda ser aumentando em razão do género do promotor, da inovação do projeto e do emprego a criar”, refere a nota de imprensa.
O programa tem como destinatários pessoas inscritas no IEFP, à procura de primeiro emprego ou em situação de desemprego.
Neste âmbito, o IEFP tem assim, entidades de acompanhamento acreditadas para prestar apoio aos promotores e respectivas empresas, sendo que a Moveltex vai disponibilizar um grupo de trabalho que irá prestar aos empreendedores da região o apoio necessário ao desenvolvimento dos seus projetos.
Mais informação está disponível nos sites do IEFP e da Startup Portugal.