Para continuar a combater o isolamento dos idosos, e depois de já ter desenvolvido iniciativas ligadas à música, dança e animação com o mesmo fim, o projecto Nuno & Os Idosos, do valonguense Nuno Queiroz, lançou uma acção de apadrinhamento de seniores que permitiu levar livros a 1100 idosos institucionalizados de seis concelhos.
Entre as 20 instituições beneficiadas há 10 dos municípios de Paredes, Penafiel e Valongo. Ao todo, nestes três concelhos, 369 idosos receberam livros.
De acordo com nota de imprensa, a iniciativa nasceu “tendo em conta o mês do Idoso” que se aproxima.
“Com o apoio de mais de 40 editoras de todo o país, a comunidade de Valongo e algumas empresas conseguimos obter livros para idosos de seis concelhos do Porto – Valongo, Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes e Penafiel – onde conseguimos chegar a 20 instituições”, descreve Nuno Queiroz.
“O nosso objectivo é continuar a incentivar a leitura nos nossos idosos através de livros simples e práticos para os nossos mais velhos”, afirma.
Em Valongo foram beneficiados 222 seniores da Casa do Povo de Ermesinde, da Associação de Promoção Cultural e Social de Ermesinde, do Lar de Jesus Misericordioso, do Centro Social e Paroquial de Alfena, da Santa Casa da Misericórdia de Valongo e do Centro Social de Ermesinde.
Em Paredes o apoio chegou a 80 seniores do Centro Social e Paroquial de Vilela e da Associação de Apoio à Terceira Idade de S. Miguel de Beire.
Já em Penafiel houve 67 idosos do Centro Social e Paroquial de Oldrões e da Associação de Solidariedade social de Vila Cova a receberem livros.