Um habitat corresponde a uma área ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. Das florestas, aos rios, os habitats podem estar representados sob muitas formas. Assim, e ao longo deste mês ded outubro é dada a possibilidade de conhecer as instalações artísticas e documentários que celebram os habitats e animais únicos de Lousada.
Dia 10 de outubro, quinta-feira, vai ser exibido o documentário que reúne algumas das memórias mais antigas e mais marcantes da @Mata de Vilar – Pulmão de Lousada, uma floresta emblemática que conta já com mais de um século de história. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
No dia 25, sexta-feira, o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada, vai ser palco da mostra de uma intervenção artística única, com a inauguração do mural “A vida debaixo de água”, uma obra do talentoso artista Tiago Hacke.
O mural explora a vida subaquática, trazendo luz à riqueza e diversidade dos ecossistemas aquáticos, com especial destaque para os charcos da região. Através desta instalação artística, Hacke convida o público a refletir sobre a importância da conservação dos habitats aquáticos, e a necessidade de proteger as massas de água e as espécies que delas dependem.
A inauguração vai ser às 15h00, com entrada livre. Esta é uma oportunidade para todos, especialmente os amantes da arte e da natureza, se conectarem de forma criativa com o ambiente.
No dia 31 de outubro, quinta-feira, o encerramento do programa Habit(arte) conta com a inauguração de uma instalação artística, de Bordalo II. Conhecido pelo seu trabalho inovador, que transforma resíduos em obras de arte impactantes, Bordalo II traz a sua visão para o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada.
A instalação foca-se na temática da Cornélia (Lucanus cervus), no âmbito da coleção – Big Trash Animals – feita a partir de plásticos e outros materiais descartados, com o intuito de alterar os comportamentos consumistas, e de forma a salvaguardar os habitats naturais de todas as outras espécies com quem compartilhamos o planeta, como refere o município.
Em todo o seu trabalho, Bordalo II acaba por utilizar os mesmos materiais que são muitas vezes a causa da destruição dos ecossistemas e da morte dos próprios animais. A inauguração está agendada para as 15h00, e convida-se o público a refletir sobre a relação entre arte, lixo e natureza.
Este evento faz parte da programação Habit(arte), uma iniciativa que celebra o Dia Mundial do Habitat, que promove o diálogo entre arte e ecologia.