Verdadeiro Olhar

Infantis e cadetes dos Bombeiros de Valongo aderiram ao programa Estou Aqui da PSP

Porque faz parte da sua missão procurar pessoas desaparecidas, a equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Valongo decidiu aderir ao programa “Estou Aqui” da PSP e registou os elementos infantis e cadetes. Os 28 jovens, que no futuro deverão ser soldados da paz, receberão sábado as suas pulseiras identificativas.

No sábado é o último dia antes das férias dos 28 infantis e cadetes da escola de bombeiros da corporação de Valongo. Pedro Baptista, um dos três elementos da equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Valongo, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que a adesão ao programa Estou Aqui da PSP foi a forma encontrada para “salvaguardar os jovens durante o período de férias, mantendo um elo de ligação”, uma vez que são os Bombeiros de Valongo que se identificaram como responsáveis pelo grupo das 28 crianças e jovens. Prevenção e segurança são objectivo desta colaboração entre os Bombeiros de Valongo e a PSP, “para que nunca ninguém perca um momento da presença dos seus filhos”.

Estou Aqui disponibiliza 90 mil pulseiras

Esta é a quinta edição da iniciativa da PSP que tem por objectivo ajudar a localizar crianças dos 2 aos 9 anos que se percam, especialmente durante o período de férias. Disponível desde 1 de Junho há, este ano, Há 90 mil pulseiras para distribuir. As pulseiras, que têm um número identificativo individual com o registo de todos dados pessoais da criança e do seu adulto responsável, podem ser pedidas através da internet através do endereço https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm sendo depois levantadas na esquadra escolhida. O número inscrito na placa da pulseira permite, caso se encontre uma criança que se perdeu dos pais, que a PSP contacte em minutos os tutores. Através de uma chamada para o 112 serão accionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local do desaparecimento uma patrulha policial.As pulseiras podem ser entregues até 30 de Setembro, mas caso os encarregados de educação o entendam podem utilizar as pulseiras até ao dia 31 de Dezembro, data em que a base de dados deixa de estar activa. De referir que a pulseira pode também ser utilizada na Europa.