Arranca esta quarta-feira, no Bosque do Choupal, em Baltar, Paredes, a V edição do Indie Music Fest, festival de música alternativa, constituído apenas por bandas nacionais.
Segundo a Associação Movimento Indie de Baltar, estrutura responsável pelo festival, é expectável que passem pelo festival entre cinco a seis mil pessoas.
“Apesar de não dispormos de quaisquer números finais, até porque há pessoas que estão ainda a adquirir os bilhetes, esperamos ter este ano mais festivaleiros que nas edições anteriores”, disse Tiago Nalha, vice-presidente da Associação Movimento Indie de Baltar.
Ao Verdadeiro Olhar, o vice-presidente destacou que o festival é já uma referência na região e no país, com o cartaz a integrar algumas das melhores bandas do panorama musical alternativo português.
Além da presença de Manuel Fúria & Os Náufragos, o Indie Music Fest vai contar com as presenças do conjunto Corona, Toulouse, Them Flying Monkeys; Twins Transistors; Heavy Cross of Flowers; Paraguaii; The Miami Flu; Lucky Who; Moon Preachers; Killadelphia; El Señor; Marvel Lima e Jonny Abbey.
Destaque, ainda, para as presenças dos Phantom Trio; Los Luchos; Astrodome; Pãodemonio; Stone Dead e The Laizy Faithful.
Falando da organização, Tiago Nalha destacou que o festival vai manter o mesmo figurino das edições transactas, garantindo aos festivaleiros condições para a prática de campismo e outras condições logísticas, assim como a possibilidade de tomar banho com água quente.
“Esta quarta-feira, começamos já a receber os primeiros festivaleiros que vão, também, poder usufruir da beleza natural do Bosque do Choupal”, assegurou, frisando que o ingresso para os três dias de festival custa 30 euros e pode ser adquirido nos locais habituais.
Quem se deslocar na quinta-feira para ver os espectáculos, o preço do bilhete é de 10 euros e na sexta-feira e sábado, o ingresso custa 15 euros.
Ao nosso jornal, o vice-presidente da Associação Movimento Indie de Baltar recordou que o festival, nos últimos cinco anos adquiriu uma dinâmica e uma projecção sem precedentes.
“O festival iniciou no Indie Bar para 200 pessoas, mas rapidamente ganhou uma nova dinâmica e foi ampliando o número de bandas e festivaleiros”, adiantou.
A Associação Movimento Indie de Baltar foi criada com o objectivo de dinamizar o festival e fomentar outros eventos em Baltar.
As dificuldades e a falta de apoio financeiro para organizar outros projectos tem feito com que a instituição tenha optado por se concentrar, nestes últimos cinco anos, na realização do festival.
“Sem o apoio financeiro da câmara torna-se mais difícil partir para a realização de outros eventos, na área do desporto e outros que gostaríamos de implementar”, avançou.
O Indie Music Fest é tido como o melhor micro festival de Portugal pelo Portugal Festival Awards.
A 5.ª edição do Indie Music Fest decorre de 31 de Agosto a 2 de Setembro.