Verdadeiro Olhar

Inaugurado em Penafiel o primeiro Balcão “Ponto Já” do país

Foi inaugurado, esta segunda-feira, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o balcão “Ponto Já” de Penafiel, o primeiro a ser instalado no país, diz nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.

Localizado no edifício do Balcão Único de Atendimento, na Rua Abílio Miranda, este espaço é, sobretudo, dirigido aos jovens, permitindo-lhes aceder a informação municipal, nacional e internacional. Nasce numa parceria entre a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e o município de Penafiel.

Segundo João Paulo Rebelo, “este Balcão insere-se numa rede de locais que têm como objectivo chegar com mais facilidade informação aos jovens, motivando-os à participação cada vez maior na nossa vida social”. “Jovens mais informados, são também jovens mais preparados”, garantiu o secretário de Estado.

Congratulando-se por ser em Penafiel que foi instalado o primeiro Balcão “Ponto Já” do país, Antonino de Sousa acrescentou que este é “um projecto inovador”, que além de permitir aos jovens “encontrar informação municipal, nacional e internacional, sobre temas, projectos e candidaturas, da área da juventude e do desporto” permite ainda “requerer medidas de apoio do Plano Municipal Solidário direccionadas para os jovens, bem como iniciativas de apoio ao empreendedorismo e formação para a capacitação de dirigentes associativos”.

“A Câmara Municipal tem a partir de hoje mais um espaço de proximidade, desta vez dirigido aos jovens penafidelenses. Penafiel, mais uma vez, na primeira linha”, defendeu o presidente da Câmara Municipal.

Em nota de imprensa, a autarquia lembra que segundo dados do INE, Penafiel faz parte do grupo de concelhos com índice de envelhecimento da população mais baixo do país. “Em Portugal, o índice de envelhecimento é de 143%, e em Penafiel é de 90%. Os resultados mostram ainda que cerca de 25.000 habitantes têm entre 0 e os 30 anos, o que representa mais do dobro da população sénior, com mais de 65 anos”, refere o município.

No Balcão “Ponto Já” os jovens podem aceder a apoios municipais, como bolsas de estudo, atribuição de passes escolares, programas de férias educativas e desportivas, arrendamento jovem, apoio à medicação, adesão ao banco de voluntariado e proximidade e informações e inscrições em cursos de formação profissional e cursos de aprendizagem. Além disso, existe um balcão de vendas permanente, dois postos de acesso gratuito à internet, Wifi disponível em toda a área, e um gabinete de atendimento personalizado para apoio à criação e capacitação de associações, projectos de autoemprego e empreendedorismo jovem, orientação vocacional e encaminhamento para formação.

Na cerimónia de inauguração estiveram ainda presentes Augusto Fontes Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e Vitor Dias, director Regional do Norte do IPDJ.