Quase oito anos depois, o espaço sob o viaduto da A41, que atravessa parte da cidade de Alfena, pode ter utilidade para a população, deixando de ser um depósito de lixo ou um mero espaço de estacionamento. O espaço multiusos, uma obra da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Alfena orçada em 212 mil euros, foi inaugurado no passado domingo. A partir de Janeiro servirá, entre outros, de espaço para a feira semanal.
Arnaldo Soares, presidente da junta de freguesia, recordou o calvário desde 2006 para conseguir a cedência do terreno por parte da concessionária da A41. “O sonho nasceu no início de 2007”, lembrou, sublinhando que depois da construção o espaço “transformou-se numa lixeira”. Conseguida a cedência graças a persistência junto do proprietário, a Junta de Freguesia de Alfena começou depois a pedir apoio à Câmara de Valongo, no sentido de conseguir fazer o projecto e investir na sua concretização. De referir que o projecto conheceu ao longo dos anos alguns reveses. Em 2009, recorda, foi o início, mas em 2011 “poliquices caseiras impediram o seguimento”. Já em 2013, ainda com João Paulo Baltazar como presidente da câmara, as obras começaram. Depois das eleições e com José Manuel Ribeiro na liderança autárquica o projecto sofreu umas alterações e continuou a ser implementado parcialmente.
Alfena terá feira semanal a partir de Janeiro
O espaço multiusos, localizado na Rua de S. Vicente, sob o viaduto da A41, cujas obras incluíram a pavimentação do espaço e a construção de um edifício de apoio, com cafetaria e instalações sanitárias, resultou de um investimento aproximado de 150 mil euros da Câmara Municipal e de 70 mil euros pela Junta de Freguesia. O espaço, segundo revelou Arnaldo Soares, passará a acolher uma feira semanal, às quartas-feiras. Uma feira que se realizará pela primeira vez em Alfena, já que nesta freguesia nunca existiu feira semanal. O multiusos será ainda palco de feiras mensais de antiguidades e/ou artesanato, entre outros eventos que as associações locais pretendam realizar. Para o projecto estar devidamente concluído falta ainda fazer o aproveitamento das margens do rio Leça e criar aí uma zona de lazer.
José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, destacou o investimento realizado na concretização desta obra que era um sonho dos alfenenses, realçando que se trata de “mais um ganho para a cidade de Alfena”. O autarca aproveitou para acrescentar que espera inaugurar a Oficina do Brinquedo, projecto que “está dependente da captação de fundos comunitários”.