Foi inaugurada, a 3 de Junho, a obra de requalificação do Recreatório Paroquial de Penafiel, um espaço com cerca de 700 anos.
A intervenção no edifício da Paróquia de S. Martinho de Penafiel rondou os 417 mil euros e foi apoiada por fundos comunitários e pela Câmara de Penafiel. Durante a cerimónia foi anunciado que será criada uma “equipa de cultura no seio da comunidade” para dinamizar o espaço.
“Hoje é um dia feliz para nós penafidelenses, porque mostramos que sabemos honrar as memórias que outros nos deixaram. E se queremos ser dignos deste passado que temos – e do qual nos orgulhamos-, então temos que ser capazes de cuidar do nosso património. Foi isso que fizemos aqui, no Recreatório Paroquial de Penafiel. Este é provavelmente o mais importante e o mais especial repositório de histórias da nossa cidade e do nosso concelho, cujo recinto apresenta referências escritas desde 1329. Já lá vão quase 700 anos!”, destacou o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa. Citado em nota de imprensa, o autarca lembra ainda que o espaço “adquiriu várias funções, tendo sido, durante muitos anos, o teatro penafidelense”.
Estava degradado quando, em 2017, se conseguiu incluir a recuperação do edifício no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da cidade. A obra, de 417 mil euros, foi financiada em 85% pelos fundos comunitários, sendo que o restante valor assumido pela autarquia.
“Abrir as portas deste edifício foi devolver um espaço muito importante e querido à comunidade penafidelense. A todos, muito obrigado por este trabalho realizado, por esta confiança depositada e que este espaço seja agora aberto e disponível para muitos eventos, mas, de um modo particular, aberto à cultura!”, disse o Padre Paulo Jorge durante a inauguração. O pároco, refere nota, anunciou ainda a criação de uma equipa de cultura no seio da comunidade, que tem como principal objectivo dinamizar o Recreatório.