A freguesia de Guilhufe, em Penafiel, acolhe este fim-de-semana, a III Feira Medieval, evento organizado pela Comissão Fabriqueira da Paróquia de S. João Evangelista que tem como objectivo angariar verbas para fazer obras no salão paroquial.
Segundo Maria Pereira, uma das três pessoas responsáveis pelo evento, a Feira integra um programa diversificado que tem como objectivo reconstituir o ambiente característico da Idade Média. Começa na sexta-feira, dia 27, com o cortejo inaugural do auto de abertura, conta com vários espectáculos de animação, dança de ventre, magia, a presença de encantadores de animais, malarabistas entre outras figuras típicas do ambiente.
Ao Verdadeiro Olhar, Maria Pereira realçou que o evento tem, também, como objectivos recordar a história e identidade cultural da freguesia e do concelho, promovendo uma recriação histórica que irá contar com vários figurantes.
Além do ambiente do marcado medieval, os visitantes poderão usufruir, também, de música da época, uma exposição de produtos com peças de artesanato e outros produtos.
Falando da III Feira Medieval de Guilhufe e do objectivo de angariar verbas para reparar o actual salão paroquial, Maria Pereira realçou, também, que o espaço actual tem o telhado bastante danificado e necessita urgentemente de uma intervenção.
“Trata-se de um equipamento de importância acrescida para a paróquia, que além da catequese é, igualmente, utilizado para organizar e promover vários eventos e cuja intervenção vai permitir criar melhores condições para todos”, expressou.