O II Fim-de-Semana de Voluntariado em Lousada promoveu rastreios cardiovasculares, campanhas de sensibilização e informação e formação para crianças, informou fonte da autarquia.
Segundo a mesma fonte, as actividades foram desenvolvidas por vinte alunos voluntários que estiveram na Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, local onde decorreram os rastreios cardiovasculares e foram efectuadas visitas domiciliárias. O mesmo grupo efectuou visitas aos lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia.
Os vinte estudantes que estiveram em Lousada para além do curso superior fazem do voluntariado uma parte significativa do seu tempo.
No âmbito II Fim-de-Semana de Voluntariado em Lousada, o Centro Social e Paroquial de Macieira foi, também, palco de palestras no âmbito da saúde para crianças e adolescentes e promoção da campanha de sensibilização.
Citada em comunicado, a vereadora da Saúde, Cristina Moreira, reconheceu que estas actividades permitem ter um maior conhecimento dos comportamentos básicos de saúde.
“A escolha do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira para efectuar os rastreios não foi aleatória. Este é um local onde residem 200 famílias e, desta forma, foi possível chegar a grande parte dos habitantes, alertando para hábitos de vida saudáveis. Muitas vezes estas pessoas não têm acesso a este tipo de iniciativas, por desconhecimento ou mesmo por falta de motivação”, disse.
O II Fim-de-Semana de Voluntariado resultou de uma parceria da Câmara Municipal de Lousada e de várias instituições locais, como a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, entre outras.