A construção do IC35, itinerário complementar, há muito reivindicado para a região, voltou a motivar uma troca de palavras entre PS e PSD Penafiel.
Na origem da troca de galhardetes entres os dois partidos estiveram as declarações que o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, deu à agência de informação Lusa e que o autarca assume como sendo “vergonhosa” e uma “manifesta desconsideração” a forma como o actual Governo tem gerido este processo.
Em comunicado enviado ao Verdadeiro Olhar, o PS Penafiel, por intermédio do presidente da Comissão Política Concelhia, Nuno Araújo, acusou a coligação Penafiel Quer de estar a fazer um exercício demagógico para “esconder a dívida da Câmara Municipal de Penafiel”.
“Com efeito, sempre que surge alguma notícia pouco abonatória em torno da Câmara Municipal de Penafiel, esta procura criar algum número político para desviar o foco mediático da errática gestão da coisa pública que caracteriza a Coligação que nos governa. Interessa pouco ao executivo municipal discutir a situação financeira ruinosa da autarquia, ou a nefasta política de educação que vigora no nosso concelho”, lê-se no comunicado que nos foi facultado.
Sobre o IC35, o presidente da Concelhia do PS Penafiel, considerou este um tema fundamental para o desenvolvimento económico e social de toda a região que deve ser discutido, envolvendo todas as forças partidárias locais.
“A questão do IC35 vem sendo debatida há cerca de duas décadas e, como tal, o Partido Socialista assume as suas responsabilidades nesta matéria, o que o PS – ao contrário da Coligação – não faz é ter uma postura de exigência sazonal face ao IC35, conforme o Governo da República seja liderado pelo PS ou pelo PSD.”, afirmou o líder da Comissão Política Concelhia que lamentou que “a Coligação PSD/CDS reduza o IC35 a uma arma de arremesso político”.
Também em comunicado, o PSD Penafiel considerou este tema “um assunto muito sério”, tendo-se mostrado disponível para ajudar o PS de Penafiel a reivindicar a obra junto do Governo.
“O PS Penafiel mostrou-se desagradado com a posição do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que, recentemente, considerou vergonhosa a forma como o Governo tem gerido a questão da construção do IC 35. O PSD de Penafiel saúda a posição do Presidente da Câmara que, neste e noutros assuntos, tem defendido sempre os interesses dos penafidelenses”, refere a nota que nos foi enviada.
Na mesma nota de imprensa, ao sociais-democratas criticam o facto em três anos de Governo, o PS de Penafiel não conseguiu que fosse dado um único passo no desenvolvimento deste processo.
“Apesar de reconhecermos a capacidade de influência do Partido Socialista de Penafiel para conseguir a nomeação de diversos militantes em Gabinetes do Governo e em grandes empresas públicas, em três anos de Governo, o PS de Penafiel não conseguiu que fosse dado um único passo no desenvolvimento deste processo”.
Segundo o PSD Penafiel, em 17 anos, o IC35 só avançou no mandato do Governo PSD/CDS-PP, quando, pela primeira vez na história, um executivo lançou a obra do IC 35 – a 1.ª fase entre Penafiel e Rans).
“Apesar da obra estar pronta para adjudicação desde 2015, em três anos, o PS de Penafiel não teve a capacidade reivindicar junto do seu Governo o início da obra. O PSD mostra-se disponível para ajudar o PS de Penafiel, nomeadamente através da realização de acções de protesto conjuntas. O PSD de Penafiel não poupará esforços para defender os interesses da população e a execução desta importante obra para o concelho e para a região”, referem os sociais-democratas.