O concelho de Paredes registou, no ano passado, um aumento no número de limpezas de terrenos o que contribuiu para menos ocorrências de incêndios florestais no concelho. Em 2022, foram registadas 215 ocorrências – menos 121 que no ano anterior – e 359,10 hectares de área ardida. As freguesias mais afectadas foram Recarei, Sobreira, Rebordosa e Aguiar de Sousa.
O balanço foi feito ontem, numa reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil de Paredes, que envolve vereadores, corporações de bombeiros, delegação da Cruz Vermelha, representantes das juntas de freguesia e GNR entre outros.
Citado em nota de imprensa, o vereador da Protecção Civil da Câmara de Paredes, Francisco Leal, destaca o trabalho de equipa “na prevenção dos incêndios rurais”. “O aumento do número de limpezas de terrenos” resultou “numa diferença de 112 ocorrências, face a 2021”, descreve ainda o autarca. “Esta prevenção passou, essencialmente, pela limpeza de terrenos públicos e processos de notificação de privados, beneficiação de caminhos e pontos de água, e através da sensibilização da população para a problemática dos incêndios”, afirmou.
A autarquia refere que o Serviço Municipal da Protecção Civil actuou “em diversos níveis, desde a avaliação e análise meteorológica, uso de fogo técnico, disponibilização de maquinaria pesada, combustível e abastecimento, colaboração nas acções de rescaldo e vigilância pós incêndio e identificação/localização de pontos de água”.
Porque 2022 foi ano de seca, o município também activou equipas e, em parceria com os Bombeiros, deu resposta “à falta de água em algumas freguesias, garantindo o abastecimento de água ao domicílio, através de cisternas”. Já no final do ano, ajudou com “as cheias e as inundações”.
A Câmara avança que, nesta reunião, se abordou a preparação das acções de prevenção para a época de incêndios do Verão 2023, a planificação do Dia Municipal do Bombeiro a realizar no dia 10 de Junho, em Cete, e a preparação das “Jornadas Mundiais da Juventude”, evento que irá trazer a Paredes, de 26 a 30 de Julho, cerca de 2500 jovens para a realização de “Pré-Jornadas”.