Em novo comunicado de actualização sobre os procedimentos adoptados devido ao surto de Covid-19 que afectou a Unidade de Cuidados Continuados da instituição, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada informa “que por medida de precaução e após articulação com a saúde pública suspendeu temporariamente todos os seus serviços, mantendo apenas os serviços mínimos necessários”. Além disso, foi desencadeado um processo de desinfecção e limpeza por equipa especializada e foram revistos os circuitos. A meta é que em breve possível retomar toda a actividade clínica do hospital.
Recorde-se que, segundo a instituição, já tinham sido detectados 18 casos positivos entre os utentes e funcionários.
Ontem, diz a nota, 10 utentes com teste negativo foram transferidos para uma outra unidade de convalescença, a Rovisco Pais.
“Reestruturamos e concluímos o piso dois da nova ala do Hospital de Lousada para a criação de uma área Covid-19. Foram criados todos os circuitos e implementados procedimentos que garantem o isolamento total da área Covid-19 do restante hospital, tendo os doentes sido transferidos na noite de dia 4, em segurança, para a nova área”, refere o comunicado. “As instalações têm capacidade para 20 doentes Covid-19, sendo que neste momento temos 17 lugares ocupados e duas reservas de vaga para os dois doentes que agudizaram e que se encontram no hospital de referência. Os doentes internados na área Covid-19 do Hospital de Lousada encontram-se estabilizados” informam ainda.