Reunir gerações em torno da partilha de histórias para trabalhar a continuidade da identidade cultural da região do Vale do Sousa, através dos meios digitais, é o grande objectivo do projecto de investigação Histórias do Nosso Tempo (Narratives of Our Age – NOOA), criado por Juliana Monteiro, natural de Eiriz, Paços de Ferreira.
Segundo a doutoranda do programa doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto, em parceria com a Universidade do Texas, em Austin, o projecto “procura promover oportunidades de diálogo intergeracional sobre temáticas como memórias, saberes, mitos e tradições da região do Vale do Sousa, permitindo dar voz a histórias locais que de outra forma pereceriam com o passar do tempo e das gerações”.
Os seniores, defende, são “detentores privilegiados de grande riqueza cultural” pelo que é preciso “criar formas de salvaguardar esse conhecimento intangível”.
O projecto começou com o convite a grupos intergeracionais da região geográfica do Vale do Sousa à participação em workshops de Storytelling em que as histórias e saberes dos seniores foram partilhados e discutidos com os juniores. Essas trocas já foram transformadas num conjunto de histórias multimédia, disponibilizadas no site historiasdonossotempo.eu, e nas páginas do Facebook e Youtube do projecto.
A meta é expandir essa recolha e enriquecer o diálogo e o espólio da identidade cultural. Pelo que o apelo é que mais elementos da comunidade vão partilhar as suas histórias nessas plataformas ou simplesmente comentar as já existentes.
Esta sexta-feira, dia 27, acontece, pelas 21h00, online, um evento de apresentação do projecto.
Juliana Monteiro, de 36 anos, natural da freguesia de Eiriz, em Paços de Ferreira, e residente em Lousada, é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Multimédia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em Multimédia, no perfil de Educação, pela Universidade do Porto. No ano lectivo de 2013/2014 assumiu a co-docência da U.C. de Laboratórios Multimédia e Educação do primeiro ano da Licenciatura de Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ingressou também nesse ano no Programa Doutoral em Media Digitais UT Austin | Portugal, desenvolvendo actualmente trabalho de investigação na área da Narrativa Digital, da Manutenção de Identidade Cultural e do papel dos Social Media na potenciação e amplificação deste conjunto.