Verdadeiro Olhar

Harmonização das Regras da Reciclagem

Ambisousa

As designações das embalagens e as regras para a separação dos diversos resíduos de embalagem vão passar a ser iguais em todo o País.

O projeto, que consiste numa harmonização da sinalética sobre regras de separação de resíduos, resultou de um trabalho conjunto desenvolvido por uma equipa formada pela Empresa Geral do Fomento, S.A., Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos e Sociedade Ponto Verde, tendo contado com o apoio das autarquias e dos sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU), as entidades responsáveis por levar a cabo diversas operações inerentes à gestão dos resíduos urbanos, nomeadamente a sua recolha, tratamento e valorização.

A iniciativa foi criada após a identificação de regras contraditórias e de terminologias diferentes em várias zonas do País, levando ao desenvolvimento de uma nova sinalética com o objetivo de mitigar as possíveis situações geradoras de dúvidas e erros na separação dos resíduos e na sua deposição nos ecopontos.

Este acordo é um passo essencial para o esclarecimento do consumidor, tornando o ato de separação mais simples e a informação mais clara. Esta nova sinalética será progressivamente implementada em todos os ecopontos espalhados pelo Vale do Sousa.