Verdadeiro Olhar

Habitação de arrendamento acessível vai criar dezenas de casas em Lousada

Chama-se Conjunto Habitacional Hans Isler e é um projeto de habitação acessível que foi apresentado em Lousada pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

O empreendimento, que venceu o Concurso de Concepção, e que se destina a arrendamento acessível, vai surgir num terreno em frente à GNR e a sua edificação será realizada pelo IHRU, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, em parceria com a autarquia e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, PRR.

A intervenção prevê um total de 45 fogos de diferentes tipologias, a que corresponderá uma área bruta de construção acima do solo máxima de 4.650 metros quadrados, especifica a edilidade.

O empreendimento pretende “criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a custos controlados”.

Este concurso contou com a assessoria da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e com o apoio e a colaboração do município de Lousada.

Agora, vai realizar-se o concurso público para a construção do edifício e, só após essa fase, será conhecido o regulamento de atribuição das habitações.