Um grupo de amigos de Paços de Ferreira, com elementos de outros pontos do país, criou um evento solidário chamado “Kilómetros em casa”. A meta é angariar 30 mil euros para ajudar o Hospital de S. João, no Porto, e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa a enfrentar a pandemia.
O desafio é simples “em casa, a caminhar, correr, nadar, remar ou pedalar” cada quilómetro percorrido vai reverter para essa causa.
“Neste período de confinamento e isolamento, é fundamental dinamizar e incentivar as populações a aderir à prática desportiva e a práticas de vida saudável. Mas mais importante é apelar ao espírito solidário. Espírito este que faz parte do ADN dos praticantes que pretendemos envolver nesta iniciativa”, explicam os organizadores.
É permitido a utilização de passadeiras, bicicletas, elípticas e remos para a realização da prova.
“O objectivo é que faças o maior número quilómetros que consigas nas quatro horas de prova, no espaço confinado à tua residência/casa. Sendo o percurso/local para a prática da tua responsabilidade, dentro de casa, garagem, jardim, terraço, varanda, etc e respeitando as regras recomendadas pela Direcção -Geral de Saúde”, refere o grupo no site criado para divulgar a iniciativa.
O valor de inscrição é um donativo, de qualquer valor, que deve ser realizado até ao dia 18 de Abril às 22h00. A prova acontece no dia 19. Todo o valor angariado será entregue às duas unidades hospitalares. Neste momento há já mais de 1500 euros angariados e 120 inscritos.