O ministro da Saúde vai estar em Valongo, esta sexta-feira, para apresentar o novo Plano Local de Saúde do município que pretende ser um instrumentos de gestão das ARS para decisão, contratualização e avaliação da situação de saúde das comunidades.
A cerimónia acontece esta sexta-feira, às 12h00, no Auditório Dr. António Macedo, no Fórum Vallis Longus, e além do governante vai estar presente o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.
O plano, que terá uma validade de três anos, foi elaborado pela nova equipa de Saúde Pública do ACeS Maia Valongo e “utiliza a metodologia participativa”, sendo que tem vindo a ser gizado com “as estruturas municipais e concelhias” de ambos os municípios, através de “encontros regulares para elaboração do diagnóstico, eleição das prioridades e definição dos objectivos”, explica a edilidade.
Diga-se que a a Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Valongo “colabora com a equipa de Saúde Pública do ACeS Maia/Valongo na recolha de dados e na definição de prioridades e metas”, com a “disponibilização de informação sobre o que está a ser feito no território ao nível da promoção de saúde”.
Esta equipa participa também no “desenho de intervenções em parceria, reforçando acções e programas existentes, ajustando-os aos objectivos definidos”.