Verdadeiro Olhar

GNR e PSP detêm 67 pessoas e apreendem armas e droga em todo o país

A GNR e a PSP detiveram 67 pessoas, 24 das quais por conduzir sob o efeito do álcool, entre sexta-feira e sábado em diferentes localidades de norte a sul do país, anunciaram hoje a GNR e a PSP, num comunicado conjunto.

Dez das detenções foram por falta de habilitação legal para conduzir, 10 por tráfico de droga e uma por posse de arma proibida e aconteceram no âmbito da campanha “Portugal Sempre Seguro”.

As autoridades apreenderam ainda cerca de 2.490 doses individuais de droga, como 808 doses de canábis, 99 de haxixe, 69 de cocaína e 35 de heroína, 12 carros, duas armas brancas e três de fogo, e dois tacos de basebol.

Foram ainda levantados 885 autos de contraordenação, 485 por condução com excesso de álcool, 207 por falta de inspeção periódica obrigatória, 45 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 48 por falta de cinto de segurança e 20 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.

A ação foi realizada por 502 militares da GNR e polícias da PSP, dois inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e seis da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), foi ainda suspenso um restaurante.

“Estas ações tiveram como objetivo principal reforçar a visibilidade em locais de elevada concentração de pessoas, bem como proceder à fiscalização rodoviária e de estabelecimentos, com vista à prevenção e combate a atividades ilícitas”, explicaram a GNR e PSP.

Foram ainda direcionadas para a deteção de situações relacionadas com cidadãos estrangeiros em situação irregular, posse de armas, tráfico e consumo de droga, e para assegurar o cumprimento das normas legais aplicáveis à segurança privada e ao funcionamento de estabelecimentos de diversão noturna.

A operação “Portugal Sempre Seguro” insere-se no âmbito do reforço das ações de fiscalização anunciado pelo Governo.