O Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) realizou, no final da semana passada, uma operação de fiscalização de sub-produtos de origem animal (SPOA), tendo detectado 18 infracções no distrito do Porto.
A acção policial teve o apoio de técnicos da Direcção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte e de médicos veterinários municipais dos concelhos de Felgueiras, Matosinhos, Paredes e Penafiel, informa comunicado.
A fiscalização visou “todo o circuito dos sub-produtos de origem animal, desde o produtor até às unidades autorizadas, por forma a garantir a protecção da saúde pública, sanidade animal e o meio ambiente”.
Foram fiscalizados 20 operadores e dois veículos de transporte de sub-produtos de origem animal e foram elaborados 18 autos de contra-ordenação, indica a GNR.
Em causa estiveram uma infracção por falta de registo de transportador de SPOA; duas por explorações pecuárias sem registo; três por falta de marcação em contentores SPOA; uma por falta de separação de resíduos; seis por falta de documento de transporte/guia de acompanhamento; duas por falta de etiqueta com categoria SPOA; duas por falta da menção “não destinado ao consumo humano”; e uma relativo a veículo SPOA não coberto.