A GNR arrancou com a Operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao dia 30 de outubro, e que tem como objetivo “promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, a fim de garantir a proteção e a segurança dos peregrinos que transitem ao longo dos caminhos “Português”, “Português da Costa” e “Português Interior”.
A operação será feita através dos comandos territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, refere esta força policial, em comunicado.
Ciente da importância destas ações, a GNR aponta que, vai manter “um conjunto de atividades operacionais com o objetivo de contribuir para a maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos”.
Assim, vai ser reforçada a presença de militares “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos”, como em “locais isolados e ermos, em infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração”.
Assim, a GNR pede aos peregrinos que caminhem apenas durante o dia, que circulem pelos passeios ou na ausência pelas bermas, sempre no sentido contrário ao trânsito, que não utilizem auscultadores durante o caminho, evitando, ainda, o transporte de grandes quantidades de dinheiro, entre outros conselhos.
Operação “Bom Caminho” será realizada em conjunto com a Guardia Civil espanhola.