Verdadeiro Olhar

Gandra desafia jovens a apresentar projectos para a freguesia até 5000 euros

A Junta de Freguesia de Gandra anunciou que, pela primeira vez, realiza-se este ano o “Orçamento Participativo Jovem – Cidade de Gandra”. Ao todo, os jovens poderão apresentar projectos para executar na freguesia até 5000 euros.

Segundo a Junta, trata-se de “um processo de carácter participativo, que permite aos cidadãos e cidadãs mais jovens da freguesia de Gandra apresentarem e colocarem à votação dos seus pares, projectos que visem incentivar o contributo dos/das jovens para o desenvolvimento da sua freguesia”, aproximando ao mesmo tempo os jovens da política.

“O diálogo entre os cidadãos e o poder autárquico constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento de uma cidade” e “este meio de participação, direccionado à população juvenil da freguesia de Gandra, constitui-se como um instrumento de inovação social”, argumenta a Freguesia de Gandra em comunicado.

As candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem vão decorrer em Abril (de 3 a 24), sendo que podem participar “todos os cidadãos e cidadãs residentes ou estudantes em Gandra”, com idades entre os 15 e os 30 anos (os menores de idade precisam de autorização parental). As propostas podem ser individuais ou de grupo, identificando objectivos, forma de concretização e orçamento para a sua execução. “Deverá ser igualmente desenvolvida uma campanha digital, sendo elaborado no mínimo um vídeo, com duração máxima de 30 segundos, de apelo ao voto, para divulgação nas redes sociais da autarquia”, refere comunicado. As propostas apresentadas “devem ser subscritas por um mínimo de cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos, com morada comprovada na freguesia de Gandra”, sendo enviadas em formato digital para geral@nulljf-gandra.pt.

Mais informação aqui.