O 14.º Gabinete de Apoio ao Emigrante de nova geração ficará instalado no concelho de Lousada. O protocolo entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e o município de Lousada foi assinado esta manhã, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
O governante destacou que este serviço abre as portas de uma rede consular de 127 postos e 1300 funcionários em todo o mundo. “Esta é uma chave que abre o mundo a Lousada e que cria uma porta de entrada do mundo neste município”, afirmou José Luis Carneiro.
Recorde-se que também Paços de Ferreira, Paredes e Valongo vão ter Gabinetes de Apoio ao Emigrante.
Município já dava apoio aos emigrantes, mas este será agora mais institucional
“Já temos dado apoio aos nossos emigrantes, desde a integração na escola, no emprego, na formação profissional e em termos sociais. Agora, esse apoio será mais institucional e de forma mais concentrada”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Lousada, dizendo que acredita que este Gabinete será importante para quem se viu obrigado a emigrar, para aqueles que regressaram ao país e ao município e para os que querem voltar.
“Ainda a semana passada um jovem que nasceu na Suíça, filho de lousadenses, que tem dupla nacionalidade e que está na Polícia de Genebra, nos veio pedir ajuda porque quer vir para Portugal e para Lousada. Com este protocolo vamos ter outras ferramentas para o ajudar”, deu como exemplo Pedro Machado.