“Um dos objectivos deste evento passa pela reactivação da prática do futebol para cegos em Portugal através de sessões práticas com jogadores e treinadores com vista ao desenvolvimento da modalidade de forma competitiva a nível nacional e internacional”, explica nota de imprensa da autarquia.
O futebol para cegos é uma das modalidades adaptadas para pessoas com deficiência visual. A prática desta modalidade promove o desenvolvimento da capacidade de orientação e melhoria da condição física, explica a mesma fonte. Esta modalidade encontra-se em desenvolvimento na Europa com um programa e um calendário de eventos oficiais e jogos amigáveis regulares na Europa, sendo uma modalidade paralímpica jogada em mais de 60 países no mundo.
Esta acção, que tem formador José Carratalá Sánchez, destina-se a treinadores e outros agentes desportivos, professores de educação física, praticantes de desporto com deficiência visual e alunos do ensino superior da área das ciências do desporto.
No primeiro dia de formação vão ser abordados temas como deficiência visual, treino e a pessoa com deficiência visual, futebol para cegos em Portugal: desenvolvimento da modalidade e regras e regulamentos do futebol para cegos. A tarde de sábado tem uma componente prática com iniciação ao treino do futebol para cegos, comunicação entre guarda-redes e jogadores de campo, comunicação entre guias e jogadores de campo e exercícios de deslocação no campo, exercícios de passe, exercícios de controlo de bola e exercícios de remate
Já no domingo, entre as 9h00 e a 11h00, vai haver um debate cujo tema é “Perspectivas sobre o desenvolvimento da modalidade em Portugal”. Esta acção de formação encontra-se em processo de acreditação pelo Instituto Português do Desporto e juventude para a Componente Geral e Componente Específica de Desporto Adaptado.