Verdadeiro Olhar

Funcionários das escolas em formação sobre como actuar em situações de emergência

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Paços de Ferreira promoveu, ontem, uma acção de formação e sensibilização sobre as medidas de auto-protecção na EB 2,3 de Eiriz, dirigido a todas as escolas do agrupamento do Eiriz, informa nota da Câmara de Paços de Ferreira.

A autarquia esclarece que esta sessão foi dirigida a assistentes operacionais, coordenadores de escola e direcção do agrupamento. “Os principais objectivos passam por dotar estes colaboradores das escolas de mais conhecimentos sobre o Plano de Prevenção e o Plano de Emergência Interno existentes e os procedimentos de actuação para situações de emergência como inundações, derrames, sismos, explosões, ameaças de bomba ou incêndios”, descreve o município.

A par disso, a meta foi identificar a organização de segurança e as suas atribuições, bem como, os procedimentos de actuação relativas ao Plano de Emergência por forma a combater o sinistro e minimizar as suas consequências, até à chegada de meios de socorro diferenciados. “A preparação destas ações terá como ponto alto a realização de exercícios e simulacros para testar a operacionalidade do plano de emergência interno de cada escola. Esta medida, pioneira no concelho, será alargada à restante comunidade educativa e escolar do concelho de Paços de Ferreira”, diz a Câmara, explicando que todos os edifícios escolares dispõem de medidas de auto-protecção elaboradas e aprovadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Paços de Ferreira.